sexta-feira, 26 de março de 2010

Preservar e Recuperar o Meio Ambiente - Apresentação de trabalhos

Message from the Gyre, by Chris Jordan, via www.chrisjordan.com

Estão já em curso trabalhos de pesquisa, desenvolvidos pelos Alunos, sobre diversas temáticas relacionadas com a preservação e recuperação do Meio Ambiente.
Temas e Alunos
1. Acumulação de poluentes nas cadeias alimentares
2. Contaminação dos solos
3. Contaminação das águas -
4. Eutrofização das águas
5. Poluição dos mares e oceanos
6. Contaminação da atmosfera
7. Chuvas ácidas
8. Smog- nevoeiro fotoquímico
9. Aquecimento global e efeito de estufa
10. Poluição do ar interior
11. Rarefacção da camada de ozono
12. Ozono troposférico
13. Cancro da pele
14. Índice de qualidade do ar
15. Mobilidade sustentável
16. Tratamento de águas residuais
17. Tratamento de resíduos sólidos
18. Reciclagem

19. Crescimento demográfico - evolução da população humana
20. Crescimento demográfico - consequências
21. Princípios da Sustentabilidade
22. Estado do Ambiente em Portugal

23. A Carta da Terra
24. Objectivos do Milénio

26. Carta de Atenas e Urbanismo Sustentável
26. Geodiversidade, geoparques e geomonumentos

27. Biodiversidade, tráfico de animais selvagens e espécies invasoras/exóticas

Natureza dos trabalhos
Os trabalhos em desenvolvimento são individuais e constam de duas partes:

a)
um trabalho escrito a ser entregue em formato digital (texto com imagens). O corpo do texto deverá ser formatado com letra Verdana, tamanho 10, justificado e com espaçamento entre linhas de 1,5.
b) uma apresentação à turma da síntese do trabalho escrito. O tempo máximo de 12 minutos, numa média de 10 diapositivos. Não devem por isso recorrer a vídeos. Os PPT serão mais valorizados com recurso a mapas de conceitos, esquemas ,gráficos e figuras que ilustrem bem os conteúdos do vosso tema. Devem conter um diapositivo final com toda a bibliografia.

Estrutura dos trabalhos
O trabalho escrito deverá ser organizado tendo em conta a seguinte estrutura:
1. Índice
2. Introdução
3. Desenvolvimento
4. Conclusão
5. Bibliografia

Prazo de entrega
Os trabalhos (trabalho escrito
e PPT) devem ser entregues até 14 de Maio de 2010.

Critérios de avaliação
O trabalho será classificado na sua componente escrita e na sua apresentação à turma.
Na componente escrita serão utilizados os seguintes critérios:

a) qualidade científica do conteúdo
b) adequação da quantidade de informação ao âmbito do trabalho
c) obediência à estrutura indicada
d) ilustração
e) fontes de informação consultadas

Na componente de apresentação à turma serão utilizados os seguintes critérios:

a) capacidade de síntese
b) objectividade na apresentação
c) clareza da linguagem
d) empenhamento pessoal
e) recursos utilizados

Calendarização das apresentações

1ª Sessão - 20 de Maio

1. Acumulação de poluentes nas cadeias alimentares
2. Contaminação dos solos
3. Contaminação das águas
4. Eutrofização das águas
5. Poluição dos mares e oceanos


2ª Sessão - 21 de Maio
6. Contaminação da atmosfera
7. Chuvas ácidas
8. Smog- nevoeiro fotoquímico
9. Aquecimento global e efeito de estufa
10. Poluição do ar interior

3ª Sessão - 24 de Maio
11. Rarefacção da camada de ozono
12. Ozono troposférico
13. Cancro da pele
14. Índice de qualidade do ar
15. Mobilidade sustentável
16. Tratamento de águas residuais

4ª Sessão - 26 de Maio
17. Tratamento de resíduos sólidos
18. Reciclagem

19. Crescimento demográfico - evolução da população humana
20. Crescimento demográfico - consequências
21. Princípios da Sustentabilidade

5ª Sessão - 27 de Maio (conclusão dia 31 de Maio)
22. Estado do Ambiente em Portugal

23. A Carta da Terra
24. Objectivos do Milénio
25. Geodiversidade, geoparques e geomonumentos
26. Carta de Atenas e Urbanismo Sustentável
27. Biodiversidade, tráfico de animais selvagens e espécies invasoras/exóticas




quarta-feira, 24 de março de 2010

Palestra sobre OGM e Alimentação


Hoje, o investigador Johan Diels esteve presente na nossa Escola, para proferir uma palestra sobre Ogm e Alimentação aos alunos do 12º de Biologia.

Começou por explicar quais os alimentos transgénicos já comercializados e quais os que estão em campos experimentais. Uma das ideais essenciais foi a escala de tempo entre a agricultura descoberta há cerca de 12. 000 anos, o DNA há cerca de 50 anos e o arranque das produções OGM há pouco mais de 10 anos. De reter é que é um tema do momento em que há incertezas muito grandes e que portanto devemos acautelar os princípios de precaução, avaliação e monitorização dos riscos. Falou também dos efeitos dos pesticidas e plantas resistentes aos pesticidas. Finalmente, referiu-se ao papel da EFSA (entidade europeia semelhante à ASAE), muito pouco independente das indústrias do agronegócio dos OGM: Monsanto, Bayer e Pioneer.

Finalmente explicou o fenómeno da contaminação genética e seus impactos ambientais e económicos.

Foi uma palestra muito interessante em que todos tiveram oportunidade de expôr dúvidas e mais esclarecimentos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Visita de estudo ao Laboratório Aberto foi excelente


Os alunos do 12º B visitaram o Laboratório Aberto do IPATIMUP e tiveram oportunidade de seguir um protocolo experimental de detecção de alimentos transgénicos e de uma sessão-debate sobre o mesmo tema.

Matéria abordada:
Engenharia genética
Alimentos transgénicos
PCR
Electroforese

As formadoras foram muito competentes quer a nível pedagógico, quer a nível científico, demonstrando grande preparação e maturidade ao longo de toda a actividade, fosse na parte laboratorial, fosse na parte de aula-debate. A actividade foi bastante lúdica e instrutiva. O balanço foi altamente positivo. Os alunos, uma vez mais, foram receptivos e mostraram-se empenhados e muito atentos. Pronto, verificamos no terreno por que razão tantas escolas se dirigem ao Laboratório Aberto e por que razão a agenda é tão complicada. O vosso professor teve que pedir a marcação da visita em Novembro de 2009!


Limpar Portugal- contagem decrescente! Adere à nossa causa ou traga mais amigos!


LIMPAR PORTUGAL

DIA 20-3-2010

Ficha de Voluntário :

Envie por email para limparportugal.matosinhos@gmail.com os seguintes dados

Nome completo; Freguesia; Contacto telefónico e Email

INSCREVE-TE no grupo de Matosinhos em http://limparportugal.ning.com/groups/group/search?q=Matosinhos

Como denunciar e comunicar lixeiras visite http://www.limparportugal.org/

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lições no MIT - DNA recombinante


Podem acompanhar toda a aula por escrito aqui
O mesmo raciocínio (videos e registos escritos) são apresentados nesta página e as lições que vos interessam para o tema da Engenharia Genética são:
24 Recombinant DNA I
25 Recombinant DNA II
26 Recombinant DNA III
27 Recombinant DNA III (cont.) - Immunology I
Bom estudo!