sábado, 26 de setembro de 2009

Propostas de Temas para Area Projecto (parte I)


[clica na imagem para maior ampliação]

Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana


No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade e dando continuidade a projectos realizados e/ou apoiados na temática dos Oceanos, a Ciência Viva lança o projecto Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana, contando com a colaboração de Institutos de Investigação e de Centros Ciência Viva.

Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana convida alunos e professores do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário a descobrir, experimentar e relatar aspectos relativos à relação entre a nossa saúde e a biodiversidade marinha.
O projecto será pretexto para explorar esta temática na escola e permitirá o contacto com a investigação e os investigadores que trabalham nestas áreas.

Sugere-se que os desafios propostos aos alunos sejam levados a cabo nas disciplinas de Área Projecto, Formação Cívica ou Ciências da Natureza.

Os tópicos a trabalhar serão diversificados, passando pelos produtos retirados do oceano (tanto ao nível da alimentação como de medicamentos), pelos animais marinhos como modelos de estudo para a investigação médica e até as doenças humanas relacionadas com os oceanos.

O projecto gira, maioritariamente, à volta dos Desafios que serão colocados aos jovens. Como complemento, e como apoio aos próprios desafios, serão disponibilizados diversos Recursos Educativos e terá lugar um Fórum de Discussão e Videoconferência online para professores e alunos.

Desafios
Ao longo do ano lectivo serão lançados 2 desafios para cada nível de ensino (2º ciclo, 3º ciclo e secundário), dispondo as equipas de 3 meses para a realização das tarefas associadas. Serão seleccionados os melhores trabalhos.
Informação detalhada sobre os temas e os trabalhos a desenvolver será divulgada brevemente.

Datas importantes:
24 de Novembro de 2009, Dia da Ciência e Tecnologia - lançamento do 1º desafio (e visitas a laboratórios)
Início de Março - lançamento do 2º desafio
22 de Maio de 2010, Dia da Biodiversidade - mostra dos melhores trabalhos

Recursos educativos
A Ciência Viva propõe-se disponibilizar online um conjunto de materiais introdutórios ao tema para apoio ao trabalho dos professores.
Paralelamente, serão disponibilizados, também online, outros recursos educativos para utilização com os alunos: textos, protocolos experimentais e fichas de trabalho.
Alguns materiais serão desenvolvidos por investigadores portugueses especialmente para o projecto.

Para esclarecimentos relativos ao projecto e aos desafios, terá lugar uma sessão presencial replicada em 3 pontos do país.

Fórum de discussão e videoconferência
Vai ser criado um fórum de discussão permitindo que, no decurso de cada um dos desafios, os alunos possam trocar ideias entre si e clarificar dúvidas com elementos da equipa Ciência Viva e investigadores.
No decurso de cada desafio realizar-se-á uma videoconferência com a participação de investigadores e todos os interessados/participantes nos desafios.

A associação ao projecto não implica a participação em todas as partes do mesmo. Poderá, caso seja mais profícuo, por exemplo, participar apenas num dos desafios ou utilizar apenas parte dos recursos educativos a disponibilizar.

Para manifestação de interesse em integrar o projecto (em qualquer uma das suas componentes), passando a receber as informações mais detalhadas que serão difundidas, preencha, por favor, o Formulário com dados de identificação do(a) professor(a) e da escola.

As informações sobre o projecto serão disponibilizadas em http://www.cienciaviva.pt/rede/oceanos/oceanosesaudehumana.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário